sexta-feira, 1 de abril de 2011

O QUE É UM DEBATE?


Debate é uma discussão amigável entre duas ou mais pessoas que queiram apenas colocar suas ideias em questão ou discordar das demais, sempre tentando prevalecer a sua própria opinião ou sendo convencido pelas opniões opostas.
Geralmente debates são longos, e raramente se chega a alguma conclusão, porém, é uma prática considerada saudável onde uma pessoa pode ver vários lados de uma mesma questão.
Debates ou discussões amigáveis podem ser a respeito de temas diversos, como futebolpolítica, etc. Eles não devem ser confundidos por brigas ou amultuações. Geralmente debatentes são concisos e tem em mente a troca de idéias sem que haja ofensas para ambos os lados.
Composto por:
  • Moderador - Quem dita as regras, ou seja, apresenta o tema a ser discutido, escolhe os debatedores, estipula o tempo de cada um, interrompe-os quando necessário, fica responsável pelo sucesso do debate, visto que, quando um debatedor está com dificuldades argumentativas cabe ao mesmo passar a vez para outro debatedor com melhores argumentos, escolhe o tema, avalia os argumentos, inicia e encerra a discussão.
  • Debatedores
  • Comentaristas
Ou seja, você falar depois que a outra pessoa saiu não é debate e sim um ataque covarde!

2 comentários:

  1. Concordo plenamente!!! Imagina se todos os " radialistas" Decidirem fazer ou dirigir um programa sem ter que dar oportunidade e ou chance da outra parte responder ou se defender.E ainda esperar que a outra parte saia de cena para impôr suas próprias perguntas e respostas. Onde esta a tal da democracia...!!!

    ResponderExcluir
  2. para que servem os debates?

    ResponderExcluir